Proteção Social Especial – DPE

Envolve os serviços que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Da mesma forma, comportam encaminhamentos monitorados, apoio e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada.

Direitos Violados ou Ameaçados.

Público Atendido: Crianças e/ou Adolescentes, Jovens, Idosos, Pessoas com Deficiência
Pessoas em Situação de Rua, Migrantes

A proteção social especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direitos exigindo, muitas vezes, uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo.

MÉDIA COMPLEXIDADE – DMC

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

É um Programa de âmbito nacional que articula um conjunto de ações visando proteger e retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, resguardando o trabalho na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Pressupõe a integração de um conjunto de organizações governamentais e não governamentais em torno do desenvolvimento de iniciativas, estratégias e ações voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil.

Centro – Dia de Referência para a Pessoa com Deficiência

O Serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência atendidas.

Centro POP

Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como moradia ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares.

SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social

Serviço que tem por finalidade realizar busca ativa que identifique em ruas, praças e espaços públicos a incidência de pessoas em situação de rua, abandono, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e outros, a fim de realizar encaminhamentos para os diversos serviços da Rede Socioassistencial.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.capital.ms.gov.br/