Meio Ambiente - Sexta-Feira 07 de Dezembro de 2012

Prefeitura e UFMS promovem 1º Workshop Internacional sobre Integração Técnica e Científica

Na próxima segunda-feira (10), será realizado no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, das 8 às 18 horas, o 1º Workshop Internacional sobre Integração Técnica e Científica para o Planejamento, Gestão e Recuperação de Bacias Hidrográficas, parte da agenda da equipe europeia do projeto SERELAREFA – Semillas REd Latina Recuperación Ecosistemas Fluviales y Acuáticos” que estará em Mato Grosso do Sul no período de 9 a 15 de dezembro.

A equipe europeia está em viagem ao Brasil com o propósito de iniciar suas ações, estreitando contato com as instituições de pesquisa que têm demonstrado sensibilidade para a questão dos recursos hídricos, em parceria com órgãos da administração pública, a fim de compartilhar conhecimentos e criar compromissos simultaneamente. Nesse sentido, a agenda da equipe prevê reuniões com profissionais e autoridades dos municípios de Campo Grande, Bonito e Coxim, e do Governo Estado de Mato Grosso do Sul.

No workshop em Campo Grande, serão apresentados trabalhos realizados em outros países pelo SERELAREFA e as experiências locais, por meio dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Campo Grande e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) farão apresentações dos programas Córrego Limpo e Manancial Vivo. Também serão realizadas visitas técnicas na Bacia Hidrográfica do Guariroba, onde é desenvolvido o Manancial Vivo, nas obras do Plano Diretor de Drenagem e no Parque Linear do Córrego Sóter.

A SERELAREFA tem como objetivos na América Latina:
• Impulsionar a criação de uma rede latino americana que conecte a investigação, planejamento e gestão dos profissionais da área;
• Influenciar no planejamento e implementação de ações referentes aos problemas fluviais;
• Orientar a identificação de programas de cooperação que possam apoiar a aplicação em ampla escala dos conceitos de recuperação fluvial.

Serviço: O workshop será realizado no auditório do CEA Polonês – localizado na rua Corveta, nº 141 – Bairro Carandá Bosque.

Fonte/Autor: Katia Tavares DRT/MS 352