Notícias

Planejamento Urbano - Sexta-Feira 19 de Outubro de 2012

Planurb promove o IV Seminário Cidades Brasileiras

Será realizado nos dias 29 e 30 de novembro o IV Seminário Cidades Brasileiras: Desejos e Possibilidades, sob organização do Instituo de Planejamento Urbano. O evento discutirá as perspectivas das cidades brasileiras no século XXI, os desafios do planejamento urbano, seus instrumentos, estratégias e experiências exitosas de desenvolvimento e de gestão. As inscrições são limitadas, gratuitas e por meio do envio de ficha de inscrição disponível no site do evento, onde já é possível conhecer a programação preliminar.


Segundo Marta Martinez, diretora-presidente do Planurb, as edições deste evento acontecem periodicamente, tendo sempre como pano de fundo os assuntos que estão em discussão no Instituto. Em 2009, por exemplo, o tema foi a revitalização de centros históricos, por conta da elaboração do Plano de Revitalização do Centro, o qual foi transformado em lei em 2010.

“Agora, queremos discutir com a população e estudiosos da área parâmetros importantes para melhorar a qualidade de vida de Campo Grande, os novos indicadores de verticalização, índice de permeabilidade, de área verde por habitante, dentre outros, estruturando assim o crescimento da cidade de uma forma mais equilibrada e sustentável”, destacou Marta, pontuando ainda que esta discussão auxiliará as revisões do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Durante o IV Seminário, serão apresentadas palestras referentes à qualificação ambiental na construção das cidades, mobilidade urbana, a capacidade da infraestrutura e sua relação com o adensamento urbano, a economia criativa e como esses parâmetros podem refletir no dia-a-dia da população.

Além disso, também serão disponibilizadas até 15 vagas para a exposição de banners sobre trabalhos acadêmicos relacionados ao tema do evento. Desta maneira, a partir do dia 19 de outubro, universitários interessados em expor trabalhos deverão enviá-los para avaliação, conforme orientações do site http://www.capital.ms.gov.br/cidadesbrasileiras

Fonte/Autor: Bruna Morales